Produtores e profissionais ligados ao agronegócio participam em massa da primeira etapa da Rodada Técnica Aprosmat 2018

Por Pauta Pronta Conteúdo em 08/05/2018

A abertura da Rodada Técnica Aprosmat 2018 superou expectativa de público nesta segunda-feira (07/05), em Sorriso. Mais de 300 pessoas prestigiaram o evento promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (Aprosmat). Produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos e outros profissionais ligados ao agronegócio prestigiaram o debate sobre os desafios para aumentar a produtividade na lavoura e rentabilidade ao agricultor.

Neste primeiro encontro, o pesquisador e engenheiro agrônomo com mais de 30 anos de experiência, Dirceu Gassen, apresentou a palestra “A Busca de Lavouras de Alta Rendimento, Mitos e Verdades”. Durante a apresentação, Gassen ressaltou que o conhecimento é o ingrediente mais importante para o aumento da produtividade no campo.

“Soja é o ciclo econômico mais importante da história do Brasil. A oleaginosa é uma cultura espetacular, principalmente por duas características, ela tem 40% de proteína e 18% de óleo vegetal. Por ser um grão tão rico, a demanda mundial por ele vem crescendo. Paralelo a isso, a eficiência no campo também deve crescer. Mato Grosso, responsável por quase 30% da produção nacional, precisa pensar nesse melhoramento das práticas e produtividade. Para produzir mais, precisamos entender a lógica, entender a planta de soja como uma unidade de produção e manejá-la para que ela consiga produzir mais. Precisamos exercitar a engenheira da agronomia, que é medir, calcular, interpretar, tomar as decisões e aplicá-las no trabalho de campo”, destacou Dirceu Gassen.

O produtor rural e presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (Coacen), Evandro Lermen, acompanhou atento a todas as informações apresentadas pelo palestrante. Para ele o conhecimento apresentado na Rodada Técnica Aprosmat vem em hora certa. “Nós produtores estamos iniciando agora o planejamento da próxima safra de soja. Com as informações repassadas pelo pesquisador, foi possível refletir sobre as nossas estratégias, reavaliar o nosso planejado, pensar se estamos no caminho certo. A palestra nos ajudou a fazer alguns questionamentos, identificar onde erramos e onde podemos acertar na próxima safra”.

O coordenador da Rodada Técnica Aprosmat 2018, Jefferson Aroni, avaliou como muito positivo esse primeiro encontro. A presença expressiva de produtores e profissionais da área mostra que a região está preocupada sim em melhorar a rentabilidade das lavouras. “A entidade tem a importante função de auxiliar o agricultor na tomada de decisões, seja junto a equipe técnica na fazenda, na escolha das cultivares, dos insumos a serem utilizados na próxima safra”.

A Rodada Técnica Aprosmat 2018, vai passar ainda por Nova Mutum, hoje (08/05) às 19 horas, no Sindicato Rural. Dia 9 de maio, Tangará da Serra às 14 horas, no Sindicato Rural de Tangará da Serra. Ainda no dia 9, o evento acontece em Campo Novo do Parecis, às 19 horas, no Thais Eventos. Já no dia 10 de maio, a rodada será em Querência, às 19 horas, no Sindicato Rural de Querência. O encerramento será dia 11 de maio em Primavera do Leste, às 19 horas, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste.

A Rodada Técnica Aprosmat 2018 tem entrada gratuita e conta com o apoio do Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (Cearpa), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATGA), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso (AEAS), Sindicato Rural de Nova Mutum, Sindicato Rural de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e Sindicato Rural de Querência.

 

Veja outras notícias