Produção de florestas plantadas será debatida no Florestar 2017

Por Pauta Pronta Conteúdo em 13/08/2017

 

No próximo dia 15 de setembro a Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e o Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural (Senar MT) promovem o Florestar 2017, em Cuiabá. O evento visa a transferência de tecnologias, fomento do uso da madeira de eucalipto para serraria, biomassa, arquitetura e construção civil. O Florestar 2017 contará com uma programação de palestras técnicas e científicas, além da apresentação de experiências de sucesso na produção de árvores.

O setor brasileiro de florestas tornou-se, nos últimos anos, um dos mais relevantes no cenário global. Com uma área de 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas, é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no País e um dos que apresenta maior potencial de contribuição para a construção de uma economia verde.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado de Mato Grosso se destaca como maior produtor brasileiro de grãos (soja) e o segundo maior produtor mundial de soja. Acompanhando estes números, o cultivo de eucalipto tem aumentado gradativamente, devido à restrição cada vez maior na exploração de florestas nativas, e pela necessidade da utilização da madeira como biomassa na queima para secagem dos grãos.

Apesar das condições favoráveis edafoclimáticas, aptidão e extensão de terras cultiváveis, a silvicultura intensiva no estado ainda se encontra em sua fase inicial, com uma base florestal plantada incipiente e com poucas informações sistematizada. "O Mato Grosso é referência internacional no agronegócio e tem se destacado também na produção de florestas plantadas. O Florestar 2017 vai mostrar como podemos transformar esse potencial em negócios viáveis", explica o presidente da associação Glauber Silveira.

O evento acontece no Teatro do Zulmira Canavarros ao lado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site florestar.paginas.site. O Florestar 2017 conta com o patrocínio da Cargill e Mirex-s, com o apoio do Sistema Famato, Ima Gestão Florestal, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cooper Flora Brasil, Aprosoja Mato Grosso, Crea MT, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A associação - A Arefloresta foi fundada em agosto de 2003 com a missão de visibilizar e fortalecer o setor de reflorestamento de Mato Grosso, atualmente são mais de 30 empresas associadas e é referência no país em questões de apoio e representatividade do setor de reflorestamento, sugerindo e opinando em políticas públicas de investimento e fomento do setor, além de agir de forma proativa na abertura de novos mercados para produtos florestais.

A associação tem uma gama de ações e representações em defesa do setor de reflorestamento. Além de realizar pesquisas próprias, a Associação também faz parcerias com instituições de ensino e de pesquisa, além de incentivar estudos entre as empresas associadas visando o melhoramento tecnológico dos produtos. A entidade está presente nas diversas ações de fomento e discussão do setor de base florestal.

 

FLORESTAR 2017

Data 15/09/2017

Horário: 07:30 - 18:00

 

Local: Teatro Zulmira Canavarros – Avenida André Maggi - Centro Político Administrativo Cuiabá – MT

Veja outras notícias