Projeto Recuperando Nascentes atinge mais 90 mil mudas plantadas em seis anos de ação socioambiental na região sul de Mato Grosso

Por Pauta Pronta Conteúdo em 18/08/2018

Na manhã deste sábado (18/08), o projeto “Recuperando Nascentes” completou seis anos de atuação na região sul de Mato Grosso, com a 72ª edição realizada no Horto Florestal de Rondonópolis. Com a cooperativa de crédito Sicredi Sul MT a frente a iniciativa, a ação ambiental recupera nascentes de água em áreas degradas com o método de plantio de mudas de espécies nativas do cerrado.

No Horto Florestal o grupo de cerca de 200 voluntários foi dividido em três equipes que participaram do plantio de 300 mudas, limpeza das trilhas e trituração de galhos. Para o presidente do Sicredi Sul MT, Marco Túlio Soares chegar seis anos de Recuperando Nascentes é um motivo de orgulho para todos que acreditam no projeto. “É um sentimento de dever cumprido, para nós é uma alegria muito grande de estar celebrando o sexto ano, com a septuagésima segunda ação, com mais de 90 mil mudas plantadas e principalmente ser exemplo pensando um pouco nas próximas gerações”, disse.

O presidente do Sicredi Sul MT também relembrou que nesta trajetória do “Recuperando Nascentes”, o projeto se transformou em um modelo copiado por outras cooperativas pelo Brasil e recebeu prêmios em Manaus Concredi Verde, em São Paulo o prêmio Benchmarking Brasil, ficando ainda, entre os cinco finalistas no Way Cup, na Austrália, programa que premia boas ações nos pilares, econômico, social e ambiental no mundo.

O secretário municipal de  Meio Ambiente, João Fernando Copeti Bohrer destacou a importância da açao como um exemplo a ser seguido, tanto pela iniciativa privada como pelo poder público. “É uma satisfação presenciar um projeto que se iniciou a seis anos com a recuperação de nascentes e culminando hoje com essa ação coletiva neste espaço público, que é um dos principais locais de visitação da cidade, o valor que isso agrega na questão ambiental e social é muito grande é só observarmos a alegria das crianças que participam ”, comentou o secretário.

O Recuperando Nascente ocorre todo último sábado de cada mês, em parceria com o proprietário da área  visitada. O projeto conta com o apoio da Lavoro Agro, Instituto Ação Verde, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Celeiro Carnes Especiais,  Icatu Seguros e Fazenda Torre.

Veja outras notícias