Aquamat participa da maior feira de peixes nativos de água doce do país

Por Pauta Pronta em 12/11/2018

 

O evento abordará questões atuais do setor e terá o lançamento de um Manual de Industrialização do Pescado

 

A Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat) participa da Feira Nacional de Peixes Nativos de Água Doce 2018 e do 3º Seminário de Tendências e Tecnologias na Área de Piscicultura acontece nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O evento, criado pelo Sebrae/MT, com uma programação voltada para piscicultores, especialistas e consumidores em geral. A feira compõe a terceira edição do Seminário de Tendências e Tecnologias na área de piscicultura, que oferece a integração da produção, do mercado, da tecnologia, da sustentabilidade e das políticas públicas. Além disso, nesta edição, o evento traz oportunidades também na gastronomia, no turismo e nos mercados nacionais e internacionais.

Segundo o presidente da Aquamat, Daniel Melo o piscicultor e aquicultor que ainda não é filiado poderá conhecer os 17 anos de trabalho desenvolvido pela associação, tanto na área técnica quanto área de legislação. “Estaremos com um estande que para receber todos os interessados em conhecer mais o nosso trabalho”, ressaltou Melo.

A feira terá entrada gratuita e será realizada no período das 12h às 20h. Durante o evento, os participantes poderão acompanhar o trabalho de 37 expositores.

No período das 8h às 18h, acontecerá o Seminário de Tendências e Tecnologias, com conteúdo programático voltado para temas de grande relevância para o setor, como informações sobre o consumo de pescado, a produção dos peixes nativos, os desafios da área e as novas tecnologias que podem auxiliar no trabalho dos produtores. Estarão no seminário consultores da área produtiva, consultores da área de industrialização do pescado e também serão debatidos com os participantes as formas de redução de desperdício e contaminação.

Uma das atrações mais aguardadas do evento é o painel sobre a política de desenvolvimento adotada pelo Peru, com relação a valorização da gastronomia, do turismo e da cultura local. A palestra apresentará novas formas de aproveitar o mercado do peixe e valorizar a produção.

No seminário, o Sebrae/MT e parceiros aproveitarão para lançar um Manual de Industrialização do Pescado, produzido por meio da contribuição de diversas instituições. A publicação trará informações para os piscicultores, empresários e consumidores sobre as políticas e legislações referentes ao setor.  O conteúdo será entregue durante o evento e também ficará disponível para baixar pela internet.

Inscrições

Para participar do seminário, é necessário realizar o investimento no valor de R$ 100. As inscrições poderão ser efetivadas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.mt.sebrae.com.br.

Para facilitar a participação dos produtores, empresários e consumidores do interior, o Sebrae/MT disponibilizará caravanas que sairão dos municípios de Mato Grosso. O valor da caravana é de R$ 150 e inclui o translado até a Capital, um seguro viagem e a hospedagem.

Para se inscrever na caravana, é necessário dirigir-se a agência do Sebrae/MT mais próxima. As caravanas sairão de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Rondonópolis e Tangará da Serra.

Parceiros     

O evento é realizado com o apoio da Agricotec, AMMCO Pharma, AQBITS, Aquabit, Aquamat, Engepesca, Gley Cruz, Kalt System, KeraBrasil, Manso Aquicultura, Multipesca, PAP Rações, Sebrae, Textil Sauter, Trevisan, UFMT, Univag, VB Alimentos e Weemac.

A feira nacional de peixes nativos de água doce integra as políticas do Sebrae/MT de comprometimento com a agenda 2030 e reforça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam promover o consumo de água potável e saneamento, o trabalho decente e crescimento econômico, bem como o consumo e produção responsáveis.

 

Com informações da assessora de Imprensa Sebrae/MT

Veja outras notícias