Indea MT recebe 60 veículos novos por meio de recursos do Fase MT

Por Pauta Pronta em 08/03/2019

Os carros vão ser usados na fiscalização agropecuária no estado de mato grosso

 

O Estado de Mato Grosso representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e o Fundo Mato-Grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase MT) participaram no salão Cloves Vetoratto no Palácio Paiaguás nesta quinta-feira (07/03) da solenidade de entrega de 60 novos veículos que irão auxiliar nas atividades de fiscalização e educação sanitária vegetal em todo estado.

Os veículos serão direcionados para as regionais do Indea localizadas os munícipios de Água Boa, Canarana, Nova Xavantina, Ribeirão Cascalheira, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Arenápolis, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nova Olímpia, Tangara da Serra, Barra do Garças, Ponte Branca, Cáceres, Mirassol D´Oeste, Porto Espiridião, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Poconé, Rosário Oeste, Brasnorte, Porto dos Gaúchos, Juína, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Sorriso, Tapurah, Colíder, Matupá, Terra Nova do Norte, Campos de Júlio, Comodoro, Pontes e Lacerda, Sapezal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, Paranatinga, Alto da Boa Vista, Confresa, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Cláudia, Sinop e Vera.

Todos os veículos são novos no modelo Fiat Strada 1.4 equipados com direção hidráulica, vidros elétricos e ar condicionado, com garantia de fábrica e proporcionará maior eficiência e segurança na prestação de serviço da Autarquia. A origem do recurso advém do convênio de cooperação técnico financeira nº 001/2013, entre o Indea-MT e o Fase-MT. O recurso é da ordem de R$ 3.903.918,67, via projeto para locação de veículos visando atender as demandas de fiscalização sanitárias no estado de Mato Grosso, com o prazo de vigência 2016-2020.

Na mesma oportunidade foram entregues 55 kits de informática sendo composto de notebooks e impressoras veiculares, repasse este realizado em parceria com o Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMA-MT).

 Esteve presente na solenidade o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, que abriu a solenidade dizendo que “as instituições devem caminhar de forma uníssona harmoniosa, que parcerias como esta resulta na entrega de um serviço de qualidade para a população e que será uma constante neste governo tais ações”. O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda destacou que, “essa entrega é muito importante para a defesa agropecuária fazendo chegar à fiscalização de forma eficaz nos mais diversos rincões do Estado além da economicidade para os cofres do estado através da parceria firmada”.

O presidente do Fase MT e da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Gutemberg Carvalho Silveira enfatizou essa parceria afirmando que, “os veículos são locados e com carros novos estarão rodando no máximo 20-30.000 Km e logo são trocados, garantindo economia na manutenção e de combustíveis garantindo maior eficácia na atividade fim que é a fiscalização da sanidade vegetal em todo Estado”.

O vice-presidente da Aprosmat, Carlos Ernesto Augustin também comentou a entrega dizendo “a entrega de 55 kits de informática entre notebooks e impressoras veiculares irá facilitar a fiscalização e outras questões fitossanitárias”. Por fim o presidente do Indea MT, Tadeu Mocelin afirmou “o instituto irá se esforçar ainda mais na educação sanitária, pois o produtor consciente, que executa o manejo de forma correta não implica em descumprimento de leis, nossos servidores irão levar orientações da legislação e a importância do porque de serem cumpridas destacando um caráter menos punitivo e mais educativo”.

Esteve também presente a solenidade, o deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) e servidores Indea MT dos municípios contemplados com a entrega.      

 

 

Fonte do texto: Max Campos / Indea-MT 

Veja outras notícias