Com articulação da Aprofir é criado Polo de Agricultura Irrigada em Mato Grosso

Por Pauta Pronta em 16/03/2020

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) criou o primeiro polo de irrigação em Mato Grosso que terá sede na cidade de Primavera do Leste. Com o nome Polo de Irrigação Sustentável do Sul de Mato Grosso, o anúncio foi feito no workshop realizado nos dias 12 e 13 de março. O evento organizado pela Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), com apoio do Sindicato Rural de Primavera do Leste e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Nos dois dias de workshop, os produtores rurais puderam contribuir na implantação do polo, por meio de dinâmicas onde as principais demandas da região em relação à agricultura irrigada foram inseridas em uma carteira de projetos e serão desenvolvidas ações futuras por meio de um grupo de trabalho. O coordenador-geral de Agricultura Irrigada do MDR, Frederico Cintra avaliou de forma positiva, os trabalhos realizados junto aos produtores rurais e demais integrantes dos irrigantes de Mato Grosso. “Nós ficamos muito satisfeitos com a criação do polo aqui em Primavera do Leste, que deve abranger mais uns cinco a seis municípios. Em relação à dinâmica para elaboração da carteira de projetos muitos temas são repetidos no Brasil inteiro, como a parte de licença ambiental que depende de uma legislação federal e algumas legislações estaduais que devem ser revistas, em pontos mais sensíveis como outorga, a própria energia elétrica onde os produtores apontaram a má qualidade do fornecimento e o preço das tarifas cobradas”, destacou.

Em Mato Grosso são 128 mil hectares de área irrigada, com destaque na produção de algodão, soja e feijão. O secretário-executivo da Aprofir, Afrânio Migliari explica, por que a região de Primavera do Leste foi escolhida para receber o primeiro polo. “É a primeira região do estado a implantar a agricultura irrigada e onde temos os primeiros problemas, nas questões de legislação, logística, estrutura e também de comunicação, pois nós temos dificuldades de acessar estes dados”, explicou.

Paralelamente a criação do Polo de Irrigação Sustentável do Sul de Mato Grosso, a Aprofir também apresentou para os produtores rurais, um projeto capitaneado pela Universidade Federal de Viçosa de estudo climático, de uso do solo, da disponibilidade hídrica superficial e subterrânea para subsidiar a gestão dos recursos hídricos no estado de Mato Grosso e a expansão sustentável da irrigação. Na oportunidade foi anunciado também um aporte financeiro, por parte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em emenda parlamentar do deputado estadual Ederson Dal Molin (Xuxu Dal Molin) do PSC de R$ 80 mil com objetivo auxiliar na pesquisa sobre uso sustentável recursos hídricos para agricultura irrigada em Mato Grosso.

Política Nacional de Irrigação – Além do polo do Mato Grosso, quatro outros centros já estão em operação: o Polo de Agricultura Irrigada da Bacia do Rio Santa Maria, no Rio Grande do Sul; o Polo de Irrigação Sustentável do Vale do Araguaia e o Polo de Polo de Agricultura Irrigada do Planalto Central de Goiás, ambos em Goiás, e o Polo de Irrigação Oeste da Bahia.

O primeiro alcança cerca de 120 mil hectares nos municípios de Cacequi, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Rosário do Sul, São Gabriel e Santana do Livramento. O segundo integra mais de 100 mil hectares das cidades de Britânia, Jussara, Santa Fé e Montes Claros de Goiás. O último abrange 120 mil hectares espalhados por Alexânia, Cabeceiras de Goiás, Campo Alegre, Catalão, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Ipameri, Luziânia, Silvânia, Vianópolis e Vila Boa.

Até o fim do ano, há a previsão de que se crie mais três polos: um em São Paulo, um no Rio Grande do Norte e um Minas Gerais. Instituída pela Lei nº 12.787/2013, a Política Nacional de Irrigação tem como objetivo organizar o marco legal para a gestão de projetos de irrigação, sendo sua principal diretriz a indução à eficiência no uso de recursos hídricos para o setor.  

Veja outras notícias