Sindicatos não entram em acordo para o funcionamento do comércio em Rondonópolis para o dia 15 de fevereiro

Por Pauta Pronta em 09/02/2021

O Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (Sincomroo) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Rondonópolis (Secro), não chegaram em um acordo para determinar o horário de funcionamento do comércio no dia 15 de fevereiro, data que se comemora o Dia do Comerciário. Isso por conta do decreto municipal 9.909/2021 oficializado na última sexta-feira (05), pelo prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio, que suspende os pontos facultativos durante os dias de Carnaval, no período de 12 a 17 de fevereiro.

O impasse se deu na questão do período de funcionamento do setor, o sindicato laboral sustentou a proposta de abertura facultativa das 8h às 13h, mediante pagamento dos adicionais legais e folga compensatória até o final deste mês. Em resposta, o sindicato patronal (Sincomroo) apresentou o não aceite de horário limitado de funcionamento, o qual deverá ser de acordo com o alvará de funcionamento de cada empresa, sendo a data tratada como dia útil normal para todos os efeitos, ressalvados os direitos dos funcionários aos adicionais legais e a folga compensatória negociada.

A abertura ou não de cada comércio ficará a critério do empresário no dia 15, e ainda segundo o decreto municipal, os estabelecimentos poderão funcionar das 05h às 22h, observando a restrição de público a 30% da capacidade de lotação e seguindo todas as regras sanitárias previstas no decreto nº 9623/2020.

Veja outras notícias