Sindicatos do setor do comércio de Rondonópolis assinam Convenção Coletiva de Trabalho para 2021

Por Pauta Pronta em 17/02/2021

 

Na manhã desta quarta-feira (17/02), na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (Sincomroo) ocorreu a rodada final de negociação da Convenção Coletiva 2021, com a participação de representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio de Rondonópolis (Secro), onde foi fechado o reajuste salarial de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2020 para toda a categoria.

Com INPC 2020 divulgado de 5,45%, o piso da categoria como R$ 1.188,00 (mil cento e oitenta e oito reais) para o comércio em geral, e R$ 1.196,00 (mil cento e noventa e seis reais) para supermercados e açougues. Para o presidente do Sincomroo, Geovane dos Reis Salles, a agilidade em fechar a Convenção Coletiva 2021 é fruto da boa relação entre os sindicatos laboral e patronal. “Nós com apenas duas rodadas de negociação chegamos a um denominador comum, que foi bom para as duas partes e isso é muito bom em um ano que começa com muita esperança de dias melhores, mas que ainda estamos enfrentando muitos problemas no setor por conta da pandemia. Só com este apoio entre os sindicatos patronal e laboral vamos conseguir superar estes desafios que o 2021 vai nos apresentar, como a preservação dos empregos e os comércios de portas abertas”, disse.

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Rondonópolis Lucas Gonçalves, também avaliou de forma positiva o resultado das negociações da CCT 2021. “Foi um processo satisfatório, nós tivemos boas negociações que deram andamento mais célere que no ano anterior, e além do índice de reajuste da categoria podemos destacar a questão de alguns feriados que se tornaram facultativos este ano”, comentou.

A Convenção Coletiva também definiu sobre funcionamento do comércio das 9h às 15h, nos feriados de 7 de setembro e 15 de novembro, o horário que valerá também para os demais feriados, excluída, porém, a contrapartida especial do dia 07 de setembro negociada na CCT de 2020. Outra data discutida foi dia 24 de dezembro, na véspera de natal o horário de funcionamento será estendido até às 21 horas. Para o Liquidaqui deste ano que está previsto para setembro dos dias 01/09 a 11/09, os horários especiais ficaram definidos durante a semana das 8h às 22h, e sábados e domingo das 8h às 18 horas.

Veja outras notícias