Maior dia de campo sobre a cultura do feijão acontece na próxima semana

Por Pauta Pronta em 13/02/2018

 

LEGUMINOSAS

Cultura do feijão será destaque no Pulse Day - Dia de Campo

 

Voltado para o fomento da cultura do feijão e outras leguminosas, o ‘Pulse Day - Dia de Campo’ vai acontecer no dia 24 de fevereiro, na Fazenda Esmeralda, em Cristalina, Goiás. Com apresentação de 28 cultivares de feijão, o evento conta ainda, com palestras técnicas sobre manejo, grão-de-bico, sistema de produção e plantio, perspectivas do feijão em 2018 e mercado internacional. Além de um painel para expor as novas tecnologias de manejo. O Pulse Day - Dia de Campo já é considerado pelos organizadores, o maior do país destaque para cultura do feijão. O evento terá início a partir das 7 horas.

 

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Eduardo Lüders, o evento é inédito, pois nunca houve tantas cultivares de feijão juntas em um só lugar, para que o produtor possa observar de perto qual o comportamento de cada uma. “Essa uma oportunidade única, porque alinha conhecimento técnico e prático. Teremos bons pesquisadores para apresentar resultados e tirar dúvidas dos participantes”, destaca.

 

Marcelo diz ainda, que o Brasil produz três milhões de toneladas de feijão, e também consome três milhões, mas ainda há uma grande necessidade de aumentar esse consumo. “Hoje o brasileiro consome apenas um tipo de feijão (carioca ou preto), mas o guia alimentar do Ministério da Agricultura recomenda o consumo de feijões, pelo fato de que cada tipo de feijão possui uma característica diferente, um com mais ferro, magnésio e outro com mais cálcio”, acrescenta.

 

Já o diretor da Sementes Aliança S.A., e organizador do evento, Rafael Lawson, acrescenta que o objetivo da iniciativa é conseguir apresentar e divulgar para os produtores novas oportunidades de plantio e, sair do hábito de plantar apenas feijão carioca. Mostrar para os participantes as variedades de feijão exportáveis, de feijão preto, caupi e até mesmo novas tecnologias do feijão carioca, entre elas, as que não perdem a cor, as mais rusticas, tolerantes a doenças e as mais produtivas.

 

Para o produtor de sementes de feijão caupi de Sorriso (MT), Leandro Lodea, que vai apresentar as variedades BRS Tumucumaque, BRS Novaera e BRS Imponente, a divulgação da cultura vai trazer inúmeros benéficos. “Esse dia de campo é maneira de nós produtores difundirmos a tecnologia que temos trabalhado, conhecer melhor a atividade do outro e trocar experiência sobre aquilo que é produzido por cada um”, frisa o produtor.

 

O evento é uma organização do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), Sementes Aliança S.A., RC Cruz Estação Experimental com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Correpar Corretora de Mercadorias, Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Syngenta, Bayer, Master, UPL Brasil, Advanta Sementes, LC Sementes, MIAC Máquinas Agrícolas e Alltech Crop Science.

Veja outras notícias