Debate online discute questões relacionadas ao imposto ICMS

Por Pauta Pronta em 27/05/2021

Live acontece nesta quinta-feira (27/5), às 17 horas (Brasília) e contará com participação de profissionais renomados do cenário jurídico. A transmissão será pelo YouTube pelo link https://bit.ly/3voIZDi

 

 "Questões polêmicas e atuais do ICMS" é o tema central de live que acontece nesta quinta-feira (27/05), às 17h. A transmissão ao vivo será aberta e gratuita pelo canal do YouTube de João Paulo Lyra (https://bit.ly/3voIZDi).

Participam como palestrantes profissionais renomados do cenário jurídico, entre eles, o sócio-presidente do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, o advogado Marcelo Salomão que  vai abordar a "Guerra Fiscal: tema 490/ RE 628.075/RS. Aspectos Relevantes". O tributarista é mestre em Direito Tributário pela (PUC-SP), professor do IBET –Instituto Brasileiro de Estudos Tributários em Ribeirão Preto. 

Segundo Salomão, a sua abordagem no debate virtual tratará da decisão do STF sobre a denominada "Guerra Fiscal", na opinião dele, “é o tema que mais gerou conflitos, e por mais tempo, entre Estados e contribuintes do ICMS”. O enfoque da apresentação do advogado será direcionado para o alcance da modulação dos efeitos do acórdão, já que tem gerado diferentes interpretações por parte do fisco e dos contribuintes. “É uma grande honra participar da segunda edição do "Questões polêmicas e atuais do ICMS" ao lado de renomados professores, todos grandes especialistas neste imposto”, comenta Salomão.

Também participam da live Pedro Guilherme Lunardelli, advogado, mestre e doutor pela PUC/SP com o tema “ADC 49: aspectos polêmicos e relevantes”; Betina Grupemacher, advogada, professora de direito tributário da UFPR, doutora pela UFPR e pós -doutora pela Universidade de Lisboa e Visiting Scholar pela Universidade de Miami. Conselheira do WIT Women in Tax Brazil, que falará sobre “A tributação, os softwares e os julgamentos do Supremo Tribunal Federal”; Bruna Felizardo, Sócia EY, Tributos Indiretos, graduada em economia pela Unicamp, especialista em Direito Tributário pelo IBET e possui MBA em Gestão Financeira, Auditoria e controladoria pela FGV (ICMS nas transferências e a ADC 49 impactos aos contribuintes).

Como debatedores, o evento contará com André Figueiredo Rosa, auditor fiscal da Receita Estadual/ES, mestre em Direito Processual/UFES, especialista em Direito Tributário pelo IBET, professor e palestrante e com Andrew Bishop, especialista em tributos pela FGV, MBA em gestão executiva pela Fundação Dom Cabral, conselheiro do CONTRATI da FINDESro, fiscal de instituição de crédito.

O mediador e também debatedor  do evento é o advogado tributarista João Paulo Barbosa Lyra, mestre em Direito UFES, pós-graduado com a tese "A Fazenda Pública em Juízo" pela FDV, MBA em Gestão tributária e seucessória pela Fucape.

Sobre Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Com 50 anos de atuação, o Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia situa-se entre as exclusivas bancas jurídicas que já estiveram no rol das 150 Melhores Empresas para se trabalhar, em pesquisa das Revistas Exame e Você S/A, durante cinco anos seguidos pela exímia gestão de pessoas, infraestrutura, ações e programas executados. Está também entre os Mais Admirados da Análise Advocacia 500 em 15 edições sucessivas, inclusive na última, publicada em 2020.

A banca prima pela excelência no atendimento focado nas necessidades e expectativas dos clientes de forma imediata, eficaz, confiável e com certeza de continuidade, sustentabilidade da organização com ética e respeito à tradição, responsabilidade social, ambiental e financeira. Busca também a contínua atualização tecnológica e de processos de trabalho, atuando em todas as áreas do Direito: Tributário, Civil, Comercial e Societário, Empresarial, Trabalhista, Administrativo, Ambiental, Cooperativismo e em questões regulatórias, com destaque para as normas baixadas pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Atende grandes, médias e pequenas empresas de vários setores, entre eles, varejo, agroindústria, construção civil, aviação, biodiesel, convênio médico, educação, transporte, indústrias (farmacêutica, bebida, alimentação, têxtil, automotiva, moveleira), energia, agropecuária, laboratório médicos, entre outros. Está presente em São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Três Lagoas (MS), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e em Portugal, nas cidades de Lisboa e Porto. Para mais informações, acesse: www.brasilsalomao.com.br.

SERVIÇO

O que: Live  "Questões polêmicas e atuais do ICMS" pelo canal do Youtube  de João Paulo Lyra (https://bit.ly/3voIZDi).

Quando: 27/05/2021

Horário: 17 horas 

Obs. Participação aberta e gratuita e transmissão ao vivo.

Veja outras notícias