Evento on-line discute as inovações tecnológicas no Direito

Por Pauta Pronta em 28/06/2021



A 16ª edição do Mesa Inovadora, realizado pelo Instituto Kapok, acontece na próxima terça-feira (29/6), das 9h às 10h30, e abordará como as inovações tecnológicas vêm diminuindo a lentidão de processos e facilitando a atuação dos advogados e juízes. O advogado Marcelo Viana Salomão é um dos palestrantes do encontro. A participação é aberta e gratuita

Aplicativos, plataformas digitais, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IOT), Blockchain (sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet), processos virtuais. Essas são algumas das inovações tecnológicas do século 21 à disposição de diversas áreas profissionais, entre elas, o Direito, temas que formarão o eixo norteador da 16ª Mesa Inovadora, evento realizado pelo Instituto Kapok Inovação Corporativa, na próxima terça-feira (29/6), das 9 às 10h30. Um dos palestrantes é o advogado tributarista e sócio-presidente de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Marcelo Viana Salomão. O evento, gratuito e aberto à população, acontece através da plataforma de reuniões Zoom. Para participar é necessário efetuar inscrição pelo endereço: https://tinyurl.com/16mesainovadora. O link do evento ficará disponível também no canal do Youtube (Instituto Kapok de Inovação Corporativa).

O encontro irá discutir como as inovações afetarão as relações no direito, nos deveres e no judiciário. Participarão também da discussão o juiz titular da Vara do Trabalho -TRT 15ª Região, Henrique Macedo Hinz, e a advogada Paula Figueiredo, founder do The Legals e presidente e fundadora da Comissão de Direito para Startups da OAB/MG.

Marcelo Viana Salomão, que é mestre em Direito Tributário, professor e um dos realizadores do seminário "Negócios em Portugal - Reflexões sobre o Web Summit", fará uma análise do impacto da tecnologia no campo jurídico, mais diretamente na advocacia. “Vamos falar sobre a importância das inovações e suas aplicações no mundo jurídico, além de uma análise mais profunda sobre a Inteligência Artificial, de forma a analisarmos se ela terá força de acabar com a advocacia ou se será uma ferramenta positiva para a área”, mostra.

A 16ª edição do Mesa Inovadora tem como objetivo aproximar os assuntos sobre inovação em vários aspectos e temas relevantes. Wagner Denys, presidente do conselho de inovação do instituto Kapok de Inovação Corporativa, entidade realizadora do evento, explica que o webinar traz uma outra visão sobre a inovação, o que permite, segundo ele, “oferecer uma informação qualificada, sem viés, apenas o movimento da inovação na mudança das relações sociais e comerciais”.

Denys lembra que as edições anteriores já abordaram outros assuntos como inovação sob o aspecto corporativo, inovação aberta, fontes de recursos e incentivos para a inovação, além de debates sobre oportunidades e tendências da inovação na economia como um todo: Agtechs, Fintechs, Healthtechs, Edutechs e outros segmentos já passaram pelas 15 mesas anteriores. “Com esse debate, queremos buscar um entendimento sobre as novas tendências, como elas já afetam na área jurídica e como serão as relações entre os indivíduos, direitos e deveres. Além, é claro, de como o uso destas novas soluções irão facilitar o cotidiano dos advogados, clientes e o Poder Judiciário”, conclui Wagner Denys.

SERVIÇO
O que: As Inovações aplicadas às diversas áreas do Direito.

Marcelo Viana Salomão, Henrique Macedo Hinz e Paula Figueiredo
Data: 29 de junho, terça-feira
Horário: das 9 às 10h30
Plataformas de exibição (ao vivo) e inscrição: https://tinyurl.com/16mesainovadora

 

 

SOBRE OS PALESTRANTES

Marcelo Viana Salomão: Advogado, mestre em Direito Tributário pela PUC/SP, graduado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, professor no IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e no CERS/Estácio, professor convidado em diversos cursos de pós-graduação, palestrante, autor de diversos livros e artigos na área tributária, conselheiro - formado pelo IBGC e sócio- presidente do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia. Palestrante e um dos realizadores do seminário "Negócios em Portugal - Reflexões sobre o Web Summit", fórum promovido pela Atlantic Hub, empresa portuguesa que fomenta negócios e parcerias dentro do ecossistema de empresas e startups Luso-Brasileiras.

Henrique Macedo Hinz: Juiz Titular de Vara do Trabalho -TRT 15ª Região. Mestre e doutor em direito pela PUC-SP. Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Autor de livros e artigos jurídicos. Palestrante em eventos nacionais e internacionais. Criador do Sistema Defiro.

Paula Figueiredo: advogada, Founder do The Legals, sócia do Figueiredo.law, presidente e fundadora da Comissão de Direito para Startups da OAB/MG, membro da Comissão Especial de Direito para Startups do Conselho Federal da OAB, embaixadora na América Latina do World Legal Summit, coordenadora da Pós-graduação em Direito, Inovação e Tecnologia da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG, palestrante, professora, consultora da statobr.com, mentora do She’s the Boss, participante dos movimentos She’s Tech, Women in Blockchain e Elas in Tech - iniciativas pela maior participação de mulheres em iniciativas de negócios de tecnologia e equilíbrio de gênero. Membro do MOVEM (Movimento da Nova Economia Mineira) que reúne as principais lideranças da cena do Empreendedorismo e Inovação em Minas Gerais.

 

Sobre Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Com 52 anos de atuação, o escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia situa-se entre as exclusivas bancas jurídicas que já estiveram no rol das 150 Melhores Empresas para se trabalhar, em pesquisa das Revistas Exame e Você S/A, durante cinco anos seguidos pela exímia gestão de pessoas, infraestrutura, ações e programas executados. Está também entre os Mais Admirados da Análise Advocacia 500 em 15 edições sucessivas.

A banca prima pela excelência no atendimento focado nas necessidades e expectativas dos clientes de forma imediata, eficaz, confiável e com certeza de continuidade, sustentabilidade da organização com ética e respeito à tradição, responsabilidade social, ambiental e financeira. Busca também a contínua atualização tecnológica e de processos de trabalho, atuando em todas as áreas do Direito: Tributário, Civil, Comercial e Societário, Empresarial, Trabalhista, Administrativo, Ambiental, Cooperativismo e em questões regulatórias, com destaque para as normas baixadas pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Atende grandes, médias e pequenas empresas de vários setores, entre eles, varejo, agroindústria, construção civil, aviação, biodiesel, convênio médico, educação, transporte, indústrias (farmacêutica, bebida, alimentação, têxtil, automotiva, moveleira), energia, agropecuária, laboratório médicos, entre outros. Está presente em São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Três Lagoas (MS), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e em Portugal, nas cidades de Lisboa e Porto. Para mais informações, acesse: www.brasilsalomao.com.br.

Veja outras notícias