Exercício simulado de atendimento de múltiplas vítimas contou com a participação de 70 pessoas

Por Pauta Pronta em 06/07/2021

 

Na manhã desta terça-feira (06/07), quem passou pela região do Rondon Plaza Shopping notou uma movimentação diferente do habitual, isso porque, as dependências do shopping receberam mais uma vez ocorreu um treinamento simulado, que marcou o fim do curso de atendimento de emergência pré-hospitalar com múltiplas vítimas para 20 alunos bombeiros militares.

O tenente bombeiro, Roberto Coelho, explicou a importância deste tipo de exercício para a preparação dos bombeiros militares do 3º BBM de Rondonópolis. “O exercício simulado é realizado para que o bombeiro se prepare para ocorrências de múltiplas vítimas, pois isso pode ser uma realidade visto que Rondonópolis é uma cidade com mais de 230 mil habitantes, onde temos locais com grande concentração de público e empresas com muitas pessoas trabalhando. Então acidentes, como explosões, desabamentos e incêndios é uma realidade possível”, disse.

O oficial também detalha como o exercício simulado ocorre dentro de uma catástrofe imaginaria com muitas pessoas feridas em variados graus de gravidade. “Nós nos preparamos para fazer a triagem das vítimas em cima de métodos, que são retiradas o mais rápido possível do cenário de risco, que chamamos de zona quente”, disse Roberto Coelho.

O exercício contou com 70 pessoas, dentre elas 20 bombeiros que participaram durante três semanas do curso atendimento de emergência pré-hospitalar com múltiplas vítimas, que foi coordenado pela major bombeiro, Mariele Paula V. Rodrigues. “Nós tivemos militares de outros municípios da região, como Jaciara, Campo Verde e Primavera do Leste, e durante do curso foi ministrado conteúdo referente a matéria de atendimento de emergência pré-hospitalar, que hoje é o nosso carro chefe do bombeiro”, completou a major.

Para o diretor comercial do Rondon Plaza Shopping, Fabiano Oliveira, a parceria com o Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança é uma tradição do shopping, e destaca que a equipe de brigadistas do RPS também participou do simulado, aumentando ainda mais o grau de instrução dos colaboradores do shopping. “Temos a maior satisfação em poder oferecer o nosso espaço para que o Corpo de Bombeiros realize este tipo de exercício, com isso, nós também com nossa equipe de brigadista ganhamos mais experiência e estejamos preparados para caso ocorra alguma emergência, possamos conduzir tudo com a maior segurança para nossos clientes e colaboradores”, finalizou. 

Veja outras notícias