Nova Mutum (MT) poderá abrigar área para desenvolvimento de pesquisas de feijão e pulses

Por Pauta Pronta em 13/12/2021

 

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), participou de uma reunião com o prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix com o objetivo de apresentar uma demanda por uma área para pesquisas sobre feijões e pulses dentro do recém-criado Parque Tecnológico da cidade, conhecido por Parktech Mutum. Também fizeram parte do encontro representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, secretários municipais, IFMT, Unemat e dirigentes da Aprofir.

O presidente da Aprofir, Otávio Palmeira avaliou de forma positiva a agenda de demandas da associação tratada com o prefeito Leandro Felix. “Saímos desta reunião muito entusiasmado com esta cidade fantástica e a dimensão de crescimento que ela teve, e o prefeito Leandro nos recebeu da melhor forma possível, onde viemos solicitar uma área de pesquisa para os feijões e pulses para aqui no Mato Grosso, e ele já sinalizou positivamente e estamos felizes com o êxito deste encontro”, disse.

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, se mostrou muito interessado com a parceria futura com a Aprofir, o que segundo ele poderá atrair mais investimentos para a região. “Essa é uma oportunidade para fortalecermos o nosso parque tecnológico e a Aprofir veio apresentar para nós projeto do feijão e pulses, que com certeza vai fazer a diferença para o nosso Estado, e montarmos dentro de nosso parque tecnológico um centro de pesquisa voltado para estas culturas”, completou.

O secretário adjunto de Inovação, Investimento e Sustentabilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Anderson Martinez Lombardi, firmou o compromisso de aporte de investimentos por parte do governo estadual. “O estado de Mato Grosso vai ajudar e já estamos bem alinhados em relação a recursos, com parceiras com a Unemat e IFMT para podermos estar auxiliando e colocando recursos em pesquisas com o objetivo de aumentar a produção dos pulses e dos grãos especiais, entre eles o amendoim, onde temos uma grande empresa de beneficiamento vindo se instalar no Mato Grosso”, destacou.

Para o diretor financeiro da Aprofir, Hugo Henrique Garcia a reunião cumpriu o seu objetivo principal, que era apresentar os projetos da associação para a região. “Nós tivemos a oportunidade de falar um pouco das ações que temos interesse para trazer para Nova Mutum, que acreditamos que será um município que terá um dos maiores crescimento no estado e que tem na nossa visão uma localização estratégica. E nossa intenção é trazer para cá o nosso instituto da Aprofir com pesquisas e que foi bem aceito pela gestão municipal”, concluiu.

Sobre o Parktech Mutum - O complexo tecnológico e de pesquisa compreende área de 150 hectares e está sendo utilizado para o desenvolvimento de pesquisas, inovações tecnológicas, polo universitário e área para realização de feiras do agronegócio, entre outros.

 

Veja outras notícias