Mutirão Rural acontece amanhã na Comunidade Cascata em Rondonópolis

Por Pauta Pronta em 06/04/2022

 

Amanhã dia 7 de abril (quinta-feira), Rondonópolis recebe a primeira edição do Mutirão Rural 2022. Cerca de 30 serviços serão ofertados na comunidade Cascata. Dentre os serviços oferecidos estão atendimento médico e odontológico, consulta oftalmológica, produção de óculos de grau, atendimento jurídico, educação financeira, educação no trânsito, corte de cabelo, jogos educativos, capacitação, palestras técnicas, orientações de saúde, testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis, fotografia 3×4 e emissão e plastificação de documentos. O evento será realizado na Escola Padre Dionísio Kuduavizcz, a partir das 8 horas.

A ação é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis e parceiros. Em 2021 foram realizados 17 eventos em todo o estado. Ao longo de 2022, a previsão é de 50. A programação está sujeita a alteração de acordo com os decretos municipais vigentes nas datas previstas das ações.

Para o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Paulicéia, o Mutirão Rural é uma das principais ações da instituição e uma das formas de retribuição à contribuição do produtor rural. “Levamos cidadania por meio do mutirão há mais de 25 anos, utilizando o recurso do produtor para benefício das comunidades rurais mato-grossenses”, destaca.

De acordo com o diretor de operações do Senar-MT, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata, a instituição está se preparando para atender as comunidades da melhor forma possível. “Quando a gente chega nessas comunidades distantes, realmente resolvemos os problemas daquelas pessoas. É uma prestação de serviço que temos prazer de fazer, por podermos atender a necessidade daquele público”, destaca.

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, Lucindo Zamboni Júnior, os produtores e a comunidade rural enfrentam dificuldades para acessar serviços públicos. “O Mutirão Rural consegue diminuir a distância entre o homem do campo e esses serviços”, disse.

O Mutirão Rural em Rondonópolis tem como parceiros Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Sicredi, Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), Rotary Internacional, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Defensoria Pública, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Procon, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e Justiça Comunitária. Outras informações pelo telefone (66) 3423-2990.

fonte: Senar MT

Veja outras notícias