APROSMAT lança livro em comemoração aos 42 anos e recebe homenagem na ALMT

Por Pauta Pronta em 24/05/2022

A honraria ocorreu nesta segunda-feira (23) e foi uma iniciativa do deputado estadual Nininho

 

Em homenagem a história da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta segunda-feira (23), uma sessão solene em comemoração aos 42 anos da entidade. O evento foi proposto pelo deputado estadual Nininho (PSD), que presidiu o ato e homenageou ex-presidentes, colaboradores e associados que ajudaram na construção e fortalecimento do setor de sementes em Mato Grosso.

Durante a honraria, a APROSMAT recebeu moções de aplausos e agradecimento das autoridades presentes pelos serviços prestados ao agronegócio do Estado.  Na ocasião, a Associação também lançou o livro “A Semente Germinou”, do escritor Rogério Furtado, e que conta a história da entidade.

O presidente da APROSMAT, Gutemberg Carvalho Silveira, destacou a importância da Assembleia reconhecer o trabalho desenvolvido pela associação ao longo dos anos. “Houve um chamamento da Assembleia em virtude do reconhecimento, do trabalho que a Associação fez durante os 42 anos e estamos contentes com a homenagem recebida juntamente com o lançamento do livro. A entidade trabalha para todos os produtores do estado, sendo que nosso foco é baseado em resultados positivos na produtividade. Então ser reconhecido pelas autoridades parlamentares motiva ainda mais”, enfatiza.

Para o deputado estadual, Nininho, a homenagem é fruto de um bom trabalho da APROSMAT e que merece ser enaltecido pela história construída. “É um orgulho ter requerido essa sessão solene homenageando o lançamento do livro para falar de uma história muito bonita, como o caso da APROSMAT, a primeira associação de produtores que se desenvolveu no Estado e atualmente é um gigante do agronegócio”, ressalta.

 Já o escritor, Rogério Furtado, do Livro ‘A Semente Germinou’, relatou que o tema abordado, além de contar a história da APROSMAT, também informa sobre os processos que a semente passa para obter um bom cultivo.

 “A ideia de lançar o livro surgiu da APROSMAT para registrar a história da associação com a produção de sementes. A estrutura foi montada dizendo como a semente é vencedora na natureza e como estava o padrão técnico das sementes no momento de encerrar esse trabalho. E todo o conteúdo no livro é de caráter informativo”, afirma.

 “O livro foi estendido para os 42 anos da APROSMAT e essa obra é um registro importante para a associação. E para os produtores e associados é uma grande expectativa este lançamento, porque fica registrado para a posteridade a história”, explica a editora da Entrelinhas, Maria Tereza.

 

A APROSMAT é a base das associações agrícolas de Mato Grosso, onde se diferenciou pela dedicação intensa no crescimento da agricultura do Estado, sendo destaque nos segmentos econômicos mais relevantes no cenário nacional e internacional.

De acordo com o vice-presidente da APROSMAT, Carlos Augustin, a intenção do livro é manter a memória de um setor bastante influente no agronegócio de Mato Grosso.

 “Vejo esses 42 anos da associação com trabalho, pioneirismo, política, técnica perseverança e resultados. A nossa intenção nesse lançamento é manter a memória e acontecimentos do que é a APROSMAT e como mostrar como ela chegou onde está atualmente”, diz.

 Participaram da solenidade no plenário de Deliberações Renê Barbour, na Assembleia Legislativa, os ex-presidentes da APROSMAT Arno Schneider, Christopher Barry Ward, Edeon Vaz Ferreira, Evandro da Silveira, Elton Hamer, Pierre Patriat e Carlos Ernesto Augustin.

Também estavam presentes na sessão solene os deputados estaduais Thiago Silva, Valmir Moretto, Xuxu Dal Molin, Carlos Avalone, Nininho e o deputado federal Neri Geller, além da juíza Maria Rosi de Meira Borba e da secretária adjunta Executiva de Desenvolvimento Econômico, Eulália Oliveira.

 

Veja outras notícias