Palestra sobre autismo leva conhecimento e conscientização a profissionais do Rondon Plaza Shopping

Por Pauta Pronta Conteúdo em 28/02/2018

Colaboradores e lojistas do Rondon Plaza Shopping participaram na manhã de hoje (27/02), de uma palestra sobre o que é o autismo, quais os sinais, como identificar se é leve, moderado ou severo, quais os cuidados com o portador, e principalmente como atender e se relacionar com uma pessoa autista.

A palestra foi conduzida pela psicóloga, Erica Rezende Barbieri, que também é coordenadora do projeto ‘Autismo na Escola”, uma inciativa criada em fevereiro de 2017 com o objetivo de promover a inclusão dos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, por meio de oficinas dinâmica de grupos que incluem distribuição de cartilha, apresentação de vídeo, realização de teatros e programação de rodas de conversa.

Na ocasião, Erica falou das situações vividas por ela que possui dois filhos autistas e de como deve ser a relação de um profissional ao atender, principalmente uma criança autista. Além de mostrar vários exemplos de atitudes da pessoa em momentos de calma e estresse. Deixando claro que a atenção aos movimentos e reações é o primeiro passo para um bom relacionamento, sempre transmitindo tranquilidade e confiança.

Segundo a palestrante, somente em 2017 mais de 100 palestras foram realizadas, reunindo aproximadamente sete mil pessoas, e 80% do público participante foram de Rondonópolis. “Nestas rodadas visitamos 56 escolas e algumas empresas, onde levamos a divulgação do projeto e explicamos sobre a importância da conscientização”, disse.

Para o ano de 2018, Erica explicou que didática do projeto será um pouco diferente de 2017, o foco será voltado para setor empresarial por meio de parcerias com empresas, associações e comércio em geral, já que Rondonópolis possui aproximadamente 300 pessoas com autismos. “O autista precisa ser respeitado, ter seu espaço em qualquer lugar, poder ir e vir sem nenhum receio de ofensa ou falta de atenção. Nós precisamos abraçar essa causa, pois eles precisar de ajuda para se desenvolver e superar suas limitações”, destacou.

Erica, também agradeceu a presença de todos e ao Rondon Plaza Shopping pelo apoio e espaço dado a divulgação do projeto, e ainda falou sobre algumas reações do autista ao entrar em espaço tão grande, com muitas pessoas, cores e sons. “Os shoppings muitas vezes causam incomodo aos portadores do transtorno e em Rondonópolis, o shopping é um local bem visitado por muitas pessoas, por isso achamos necessário tratar o assunto com mais clareza juntos aos profissionais que se dispõem a nos atender diariamente”, concluiu.

Já a vice-presidente da Associação dos Lojistas do Rondon Plaza Shopping, Maria Isabel Bezerra considerou a iniciativa um ato muito produtivo e de grande importância para todos aqueles que convivem e atende diariamente a muitas pessoas. “O acolhimento de nossos visitantes deve ser priorizado, e conhecendo a necessidade de cada fica muito mais fácil. Hoje foi apenas o primeiro passo, pois iremos continuar apoiando o fortalecimento desse projeto maravilhoso”, frisou Isabel.

Veja outras notícias