Na busca de investimentos para programa sustentável do MAPA, Carlos Augustin visita gigante chinesa COFCO

Por Pauta Pronta em 18/09/2023

Com o objetivo de atrair investidores internacionais para o programa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) de Conversão Sustentável de Pastagens em áreas para lavoura, o assessor especial do Mapa, Carlos Augustin (Teti) vem nos últimos meses visitando vários países com a tarefa de apresentar as empresas multinacionais do agronegócio mundial, o potencial de conversão de áreas de pastagens em lavouras no Brasil. A mais recente missão ocorreu na semana passada na China, em Pequim visitou o COFCO Internacional.

A meta inicial do programa é converter até 2 milhões de hectares de pastagem de baixa produtividade por ano, Carlos Augustin, apresentou a iniciativa do Ministério aos executivos da COFCO, onde a estimativa é dobrar a área de plantio no Brasil sem desmatamento, integrando lavoura e pasto, com aplicação de orgânicos no solo e sequestro de carbono.

Com 11 mil colaboradores em 35 países, a COFCO International é uma subsidiária de agronegócios da COFCO Corporation, uma das maiores companhias agrícolas e de alimentos da China, com atuação global.

Antes desta segunda visita a Pequim, Teti também apresentou o projeto do Mapa na Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, com perspectivas positivas de aporte de investimentos. 

O assessor especial Mapa tem agenda na próxima semana com a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen, que tem interesse em conhecer o programa de Conversão Sustentável de Pastagens em áreas para lavoura.

Veja outras notícias