Escritório Brasil Salomão e Matthes marca presença na Fenalaw 2023

Por Pauta Pronta em 24/10/2023

Evento chega ao seu 20º ano com palestras de 450 nomes de relevância do setor jurídico do país e acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, zona central da cidade de São Paulo

 

Profissionais do escritório Brasil Salomão e Matthes participam da 20ª Fenalaw 2023, maior feira e congresso jurídico da América Latina, que acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, que fica na R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista.

 

Neste ano, a Fenalaw conta com 27 seminários que vão tratar de assuntos relevantes da área de gestão jurídica. Com nove salas de conteúdo, mais de 450 palestrantes, atrações inéditas e uma área de exposição com mais de 120 empresas e entidades, a proposta é apresentar as últimas novidades sobre tecnologia, gestão e inovação jurídica.

 

O advogado Rodrigo Forcenette, diretor executivo do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia e conselheiro da Fenalaw, é responsável pela coordenação, intervenção e mediação do painel “Impactos da Reforma Tributária”, na quinta-feira (26), a partir das 11h10. “Essa edição da Fenalaw tem a Reforma Tributária como um dos principais temas a serem debatidos por 
profissionais especialistas que estão acompanhando a evolução dos assuntos para trazer as principais impressões e os pontos de cuidado que, certamente teremos que nos atentar para discutirmos e opinarmos sobre essa alteração profunda no nosso sistema tributário”, enfatiza Forcenette. O presidente do painel explica que serão analisados os principais tópicos da reforma em trâmite no Congresso Nacional. “A PEC 45 já foi aprovada na Câmara dos Deputados e, agora, segue em curso perante o Senado Federal, trazendo várias propostas de alteração, impactando os mais diversos setores”, acrescenta.

 

No mesmo painel, das 14h às 15h, outro sócio do escritório Brasil Salomão e Matthes, o tributarista Fabio Pallaretti Calcini, tratará do assunto “Regimes especiais e alíquotas específicas no projeto de Reforma Tributária”. “É sempre uma honra participar da maior feira jurídica da América Latina. Já tive a oportunidade de fazer outras apresentações e volto neste ano em um painel sobre Direito Tributário e Reforma do Sistema Tributário brasileiro, com foco nos regimes especiais de tributação”, apresenta o advogado. Ele explica que a reforma tributária congrega a extinção de vários tributos: ISS, ICMS, PIS, Cofins, IPI e a criação de dois tributos principais -  CBS (Contribuição de Bens e Serviços e o imposto Seletivo). O advogado acrescenta que vai trazer informações pertinentes aos setores imobiliário, educacional e agronegócio, que terão uma tributação diferenciada. Ao lado do advogado estará Marcelo Geraldelli, controller da Coopercitrus.

O painel também reúne temas como “Efeitos da Reforma Tributária na Advocacia”, “Benefícios fiscais de ICMS e a Reforma Tributária”, “Contribuições sobre produtos primários e semi-elaborados”, “Imposto Seletivo e Zona Franca de Manaus”.

 

Inovação e tecnologia

Além dos advogados, também participam da Fenalaw 2023, o gerente de TI do escritório jurídico, Frederico Zaccaro e Junior Ferdinando (Tree Inova Tecnologia Ltda), no dia 26 (quinta-feira), das 11h30 às 11h50 para uma apresentação do case “Brasil Salomão e Matthes: transformação digital, automação e inteligência de dados para o escritório jurídico”. A abordagem faz parte do Fenatalks que acontece no espaço aberto na área de exposição do evento.

 

Serviço

Fenalaw 2023

Data: 25 a 27 de outubro de 2023 | com destaque ao Painel “Impactos da Reforma Tributária”, presidido pelo advogado Rodrigo Forcenette e participação do advogado Fabio Pallaretti Calcini no dia 26 de outubro, a partir das 11h10.

Horários: Congresso – 9h às 18h | Feira – 10h às 19h

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista)

Mais informações no site da Fenalaw.

 

Programação do Painel “Impactos da Reforma Tributária”

 

26/10/2023

11h10 às 12h10

Abertura pelo Presidente de Mesa

Rodrigo Forcenette, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia

 

12h10 às 12h30

Tema: “Efeitos da Reforma Tributária na Advocacia”

Debatedores: Maria Rita Ferragut, sócia de Trench Rossi Watanabe

Renato Silveira, presidente do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo)

 

14h às 15h

Tema: “Regimes especiais e alíquotas específicas no projeto de Reforma Tributária”

Fabio Pallaretti Calcini, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Marcelo Geraldelli, controller da Coopercitrus

 

15h às 16h

Tema: “Benefícios fiscais de ICMS e a Reforma Tributária”

Debatedores: Luciano Garcia Miguel, coordenador da Administração Tributária - Secretaria da Fazenda e Planejamento, Governo do Estado de São Paulo.

 

16h30 às 17h

Tema: “Contribuições sobre Produtos Primários e Semi-elaborados”

Ricieri Calixto, sócio e diretor tributário - Salamacha Advocacia

 

17h às 17H40

Tema: “Imposto Seletivo Imposto e Zona Franca de Manaus”

Vinicius Jucá, Tax Partner, Lefosse Advogados

 

17h40

Encerramento

 

Sobre Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Com 54 anos de atuação, o escritório full service possui 10 unidades no Brasil: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Três Lagoas (MS), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e está presente em Portugal há quatro anos nas cidades de Lisboa e Porto. Reúne profissionais especializados e voltados para o aprimoramento contínuo e para a busca pela excelência no atendimento ao cliente.

Atende grandes, médias e pequenas empresas de vários setores, entre eles, varejo, agropecuária, agroindústria, construção civil, energias renováveis, área de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, planos de Saúde etc), educação, transporte, indústrias (farmacêutica, bebida, alimentação, têxtil, automotiva, moveleira), instituições financeiras, entre outros.

Veja outras notícias