PECUÁRIA - Alunos de ensino médio conhecem propriedade de alta produtividade e práticas de sustentabilidade na produção

Por Pauta Pronta em 27/03/2024
Um grupo de 28 alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Leibniz, de Rondonópolis (MT), tiveram a oportunidade de conhecer a realidade da produção agropecuária na região. Os jovens participaram das apresentações técnicas do primeiro dia de campo do 11o. Simpósio Nutripura, na Fazenda Santa Maria, em Itiquira (MT).  Os estudantes puderam conferir, in loco, como é feita a criação de bovinos no sistema lavoura-pecuária, modelo que une alta produtividade em campo e respeito às melhores práticas de sustentabilidade na produção. Trata-se de uma tendência na pecuária nacional, mas que já é realidade na fazenda Santa Maria.

"Foi uma oportunidade para os alunos estarem mais próximos do campo, de aprender na prática o ciclo dos animais e toda a sustentabilidade envolvida no processo. É diferente da teoria aprendida na sala de aula", afirma Jânio Pereira Ribeiro, coordenador do colégio Leibniz, que acompanhou a turma no dia de campo.

De acordo com Luciano Resende, sócio-diretor da Nutripura, a iniciativa teve como objetivo apresentar às novas gerações algumas das tecnologias que garantem uma produção elevada, porém com menor impacto ambiental - algo de extrema importância para os jovens.

"Nosso foco é melhorar a comunicação com os estudantes, mostrando a realidade dentro de uma fazenda moderna e comprometida com a sustentabilidade e as boas práticas de produção. Queremos desmistificar algumas informações equivocadas que muitas vezes acabam chegando aos jovens estudantes", afirma Resende. A visita dos alunos ocorreu no último dia 15 de março. O próximo dia de campo do Simpósio Nutripura será no dia 13 de abril, em Campo Novo do Parecis (MT).

Veja outras notícias