Indea reinaugura Unidade Regional de Supervisão de Cuiabá com o apoio do Fase MT

Por Pauta Pronta em 03/04/2018

Mais moderna, a Unidade Regional de Supervisão de Cuiabá, do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea MT), foi reinaugurada nesta segunda-feira (02.04), na capital. Para a realização da obra, que integra um projeto para transformar o Complexo do Planalto em um Centro de Tecnologia de Defesa Animal e Vegetal, o Indea contou com o apoio do Fundo Mato-Grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT).

“Agradeço ao Fundo, em nome do presidente Gutemberg Silveira aqui presente, pela parceria. Essa é uma área que vai se transformar em um grande centro de pesquisa, laboratórios e tecnologia. Não é possível ter um rebanho desse tamanho sem que o Indea se faça presente, assim como ter essa produção de proteína vegetal sem o Instituto com os seus técnicos. Essa obra é importante para que tenhamos condições de trabalho, tecnologia e inovação para que todos os dias possam melhorar o que produzimos”, avaliou o governador Pedro Taques.

 

Pelo projeto está prevista, ainda, a construção do Laboratório de Fitopatologia, uma nova estrutura para o Laboratório de Tecnologia da Madeira (LTM) e um novo almoxarifado. Com entrega prevista para agosto deste ano, esse conjunto de obras está orçado em R$ 2,4 milhões e serão financiados pelo Fase.

O presidente do Fase MT, Gutemberg Carvalho Silveira, destacou a importância da obra aos produtores. “A obra é importante para dar melhores condições aos trabalhadores do Indea realizarem suas funções e melhorar o serviço prestado. Isso dá segurança em relação à fiscalização e maior tranquilidade ao produtor e ao consumidor também, porque tem um produto fiscalizado e adequado ao consumo acompanhado pelo órgão oficial do estado”, disse.  

De acordo com ele, a parceria com o Indea vai continuar. “O Fase é parceiro do Indea e, juntos, vamos fazer muito mais. Já renovamos o contrato de parceria por mais cinco anos e tenho certeza que bons frutos sairão. E quem vai ganhar é o produtor rural, que vai ter segurança naquilo que está fazendo, e o consumidor dos produtos, que são fiscalizados pelo estado”, garantiu Silveira.

A Unidade Regional de Supervisão de Cuiabá é responsável por dar suporte a 13 Unidades Locais de Execução do Indea. O Complexo do Planalto abriga ainda o Laboratório de Análise de Sementes “Guilherme de Abreu Lima” (Lasgal) – obra realizada também com recursos do Fase; o Centro de Treinamento do Indea (Centrin) e o Laboratório de Apoio à Saúde Animal (Lasa), que já estão com o processo de licitação em andamento para a reforma dos prédios.

“O Indea é o órgão mais presente e polarizado no interior do estado devido à necessidade do setor produtivo ter dentro do Instituto documentos de certificação dos produtos de origem animal e vegetal. Existe um novo convênio também na ordem de R$ 9,5 milhões para dar início, a partir de abril, nas 140 unidades do interior tanto com reforma quanto aparelhamento de computadores, ar condicionador e todo material necessário para o bom desempenho do Indea no interior do estado”, disse o presidente do Indea, Guilherme Linares Nolasco.

Participaram também da inauguração o superintendente federal de agricultura, José Guaresqui, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone Júnior,além de representantes das entidades da classe produtora. “Enquanto representante do ministério de Agricultura, fico feliz em ver o Indea se revigorando e assumindo responsabilidade de comarca, fazendo não só a defesa sanitária como também de todo o complexo que envolve o Indea. O Ministério não seria eficiente se não existisse o Indea e espero que contribuamos com o Instituto”, finalizou o superintendente federal de agricultura.

Veja outras notícias