Pilotos da categoria Autocross vão decidir o certame nacional nos dias 1, 2 e 3 de novembro, no Autódromo Bom Futuro, em Cuiabá (MT)
A categoria mais rápida da terra vai voltar para Cuiabá (MT) no início do mês de novembro para definir o campeão brasileiro da temporada 2019. As quatro corridas do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra (BRVT) estão previstas para o primeiro fim de semana de novembro, entre os dias 1 e 3, no Autódromo Bom Futuro (ABF). Vários pilotos têm chances matemáticas de levar o título para casa, mas as atenções estão voltadas aos cinco primeiros colocados, o que vai deixar a disputa ainda mais acirrada. O público pode acompanhar toda essa disputa no local, com acesso gratuito à arquibancada.
O piloto mato-grossense Vanderlei Reck é o atual líder do campeonato e quer faturar o tricampeonato diante de sua torcida. “Essa será uma final sem favoritos, vai ser disputada palmo a palmo, volta por volta. Tem muitos pilotos com chances reais de vencer e entre estes tantos, estou eu”, avalia Reck. “Vou para a disputa com um ótimo astral, nossa equipe tem um histórico muito bom em Cuiabá. Estamos trabalhando para termos um excelente resultado em casa e que isso nos leve ao título do BRVT”, completa.
O tetracampeão Celsinho Mello, do estado de São Paulo, busca o seu quinto título nacional, enquanto os baianos William Cancelier e Adroaldo Weisheimer perseguem o seu primeiro título.
Para o paulista, todos que estão no páreo tem chances e merecem um título, mas vai jogar duro para que o título continue em Piracicaba. “Minha expectativa é a melhor possível. Vou dar o máximo de mim na final, não vai ser fácil para os outros competidores. Cada campeonato é uma nova experiência, eu desejo que todos tenham uma boa sorte, que vença o melhor. Vou jogar duro para que eu continue com o título e sei que não vou ter vida fácil, todo mundo quer ganhar do campeão”, disse o tetra e atual campeão brasileiro.
Cancelier está ansioso por dois motivos: a final do campeonato e a expectativa do nascimento do seu filho, que tem data prevista justamente para o fim de semana da corrida. “Estamos preparando o carro, vamos testar na etapa do Estadual, ir para Cuiabá com o carro alinhado e tentar trazer o troféu para casa. Além da corrida, ainda tem o meu filho que está para chegar, justamente com data prevista para o fim de semana de corrida. Vamos ver como vai ser até lá”, disse o piloto que está dividido entre o nascimento do filho e a final do campeonato.
Correndo por fora, na quinta colocação do campeonato, vem o jovem promissor Lucas Lazzari, que completa o trio baiano na busca pela vitória. “Estamos em quinto lugar no Brasileiro e com chances de ser campeões. Foi um ano muito difícil para mim, começamos lá em Cuiabá com o carro dando muito defeito. Conseguimos chegar até aqui bem, então a expectativa é grande. Vamos acertar o carro e trabalhar pelo melhor resultado para, com sorte, trazer o título para casa”, disse Lazzari.
Além das duas provas (quatro corridas) do Autocross, o Autódromo Bom Futuro também vai receber uma prova de longa duração: os tradicionais 300 Km de Cuiabá, que está previsto para o domingo, dia 3. Todas as disputas do fim de semana podem ser acompanhadas na transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da categoria (www.youtube.com/brvtonline).
A quarta, e última, etapa do BRVT 2019 é uma realização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação de Automobilismo do Estado do Mato Grosso (FAEMT) e Autódromo Bom Futuro. O certame conta com patrocínio máster da UPL e da Firestone como patrocinador platinum.
Pontuação do Autcross após três etapas disputadas (top-5):
1. Vanderlei Reck, 186 pontos
2. Celsinho Mello, 182
3. William Cancelier, 182
4. Adroaldo Weisheimer, 169
5. Lucas Lazzari, 138
Etapas do BRVT 2019:
1ª etapa – Dias 26, 27 e 28 de abril – Autocross - Cuiabá (MT)
2ª etapa – Dias 14, 15 e 16 de junho – Autocross, Kartcross e Turismo VNT – Cordeirópolis (SP)
3ª etapa – Dias 2, 3 e 4 de agosto – Autocross e Kartcross – L.E.M. (BA)
4ª etapa – Dias 1, 2 e 3 de novembro – Autocross – Cuiabá (MT)
Fonte: CS Press & Content