Autoridade mundial em nutrição animal com DDG participa do 9º Simpósio Nutripura

Por Pauta Pronta em 26/06/2019

 

O 9º Simpósio Nutripura, cujo tema é “O papel da pecuária no sistema ILP”, será realizado nos dias 28 e 29 de junho e terá como um dos seus pontos altos a presença do professor e pesquisador norte-americano Galen E. Erickson, um dos maiores especialistas mundiais em DDG (sigla em inglês para Dried destillers grains), co-produto oriundo da produção de etanol de milho.

O professor Galen estará presente no dia de campo (29/06) na Fazenda Palmares, município de Itiquira, e fará parte do módulo confinamento com o tema: “DDG - Como usar de maneira a buscar o máximo de eficiência?”. Segundo as previsões do setor, a oferta de DDG para os próximos anos crescerá substancialmente no estado, tendo em vista a ampliação e a construção de novas plantas de etanol a base de milho.

A programação do Simpósio na sexta-feira (28/06) começará às 8:00, com a palestra do empresário Geraldo Rufino intitulada “ O catador de sonhos”, que também é o título do livro que conta a história da sua vida. Em seguida, Alcides Torres da Scot consultoria falará sobre “Retrospectiva e perspectiva: Ferramentas para navegar no mercado pecuário”, finalizando a primeira parte antes da visita à vitrine tecnológica. Para fechar as palestras da manhã, Shiro Nishimura, membro do conselho da Jacto, discorrerá sobre a sucessão da família Nishimura no comando da empresa.

No período da tarde, os trabalhos serão abertos por Rodrigo Patussi, da Terra Desenvolvimento Agropecuário, para falar sobre as oportunidades e desafios de um sistema ILP. Na sequência, o pesquisador da Fundação MT Leandro Zancanaro e o diretor técnico da Nutripura Luciano Resende, trarão a palestra “Como Aumentar a Rentabilidade da Fazenda por meio do Sistema ILP?”. Após visitação à vitrine tecnológica, fechando o primeiro dia do simpósio, o jornalista e publicitário Luiz Tejon irá provocar os participantes com a palestra “O poder do incômodo muda o incomodado – O presente é o resultado do futuro”.

O dia de campo, que será realizado no dia 29 de junho na Fazenda Palmares, será dividido em quatro módulos: o primeiro será responsável pela recepção e credenciamento dos participantes; no segundo o proprietário da fazenda Marciano Migliavacca dará as boas vindas e o supervisor técnico da Nutripura, Felipe Coral, fará uma apresentação sobre o sistema de produção da Fazenda Palmares.

No terceiro módulo, o da integração lavoura-pecuária, o pesquisador da Fundação MT, Leandro Zancanaro, destacará “Como a agricultura se beneficia com a pecuária?”, o diretor técnico da Nutripura, Luciano Resende, mostrará “Como a pecuária se beneficia com a agricultura?” e o professor da Esalq-USP, Moacyr Corsi, discorrerá sobre o tópico “Pastagens intensivas no período das águas: resultados e desafios”.

No último módulo do confinamento, o professor da Esalq-USP, Flávio Portela, será o primeiro a falar, trazendo o discussão “Como a ferramenta Canivete Nutripura Confinamento aumenta a lucratividade no confinamento?”, seguido pelo também professor da Esalq-USP, Luiz Gustavo Nussio, que trará o tema “Conservação de forragens – manejo pós colheita. Como minimizar perdas e maximizar a eficiência no uso de silagens?”. Para finalizar, o professor Galen E. Erickson da Universidade do Nebraska, como mencionado anteriormente, abordará o tema “DDG: como usar de maneira a buscar o máximo de eficiência?”.

As inscrições para o 9º Simpósio podem ser realizadas pelo site: https://nutripura.com.br/inscricao onde também está disponível  a programação completa do evento.

Veja outras notícias