Primeira edição do “Mulheres de Vigor” enaltece o protagonismo feminino no agro

Por Pauta Pronta em 18/03/2024

​A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), realizou n​a última sexta-feira (15/03), a primeira edição do “Mulheres de Vigor”, em Rondonópolis. O evento trouxe palestras e networking voltados para a  valorização e reconhecimento da participação das mulheres na evolução do agronegócio brasileiro, e contou com a presença de associadas, colaboradoras e mulheres protagonistas em suas áreas de atuação que compartilharam um pouco de suas trajetórias.

Para a vice-presidente Institucional da APROSMAT, Patrícia Brunetta, o “Mulheres de Vigor” cumpriu com o que era esperado, trazendo à luz do debate o fortalecimento da  presença feminina no agro e indo além, com mulheres fazendo a diferença em seus campos de atuação. “É uma sensação de realização em todos os sentidos, e uma grata felicidade encontrar tantas mulheres atuantes em empresas do segmento de produção de sementes de nosso estado, compartilhando informações, experiências e se dispondo ao aprendizado e ao conhecimento. Além disso, foi um momento muito agradável de confraternização, então foi uma surpresa positiva ver tantas mulheres dispostas a viver este momento e engajar neste movimento, o qual acreditamos que vá se repetir anualmente daqui em diante”, disse.
 
A abertura do “Mulheres de Vigor” foi prestigiada pelo presidente da APROSMAT, Nelson Croda, que felicitou as presentes pelo mês das mulheres e desejou uma tarde de muita troca de experiências e confraternização. Em seguida, a primeira palestra foi ministrada pela consultora em Sucessão e Governança Familiar no Agronegócio, Mariely Biff, que falou sobre liderança e os desafios para as próximas gerações do agro. “Foi uma satisfação participar deste primeiro encontro de mulheres da APROSMAT, foi muito rico poder compartilhar as nossas experiências e  também poder ouvir histórias de outras mulheres que compartilharam as dores e desafios da inserção em diferentes posições do mercado de trabalho. Podermos enxergar elas hoje em posições de liderança é totalmente inspirador”, destacou.
 
Na sequência da programação, um painel mediado por Mariely Biff recebeu mulheres que são líderes expoentes dentro de suas organizações, a líder de marketing para Sementes e Químicos de Arroz e Trigo da Basf, Graziela Morais, a representante de licenciamento Enlist, Daiane Zanini, a CEO da Girassol Agrícola,  Neusa Lopes e a vice-presidente da APROSMAT e gerente de produção de sementes  do Grupo Itaquerê, Patrícia Brunetta. Em um momento enriquecedor e de inspiração, as participantes do painel puderam compartilhar histórias pessoais e profissionais para as convidadas.
 
Após uma rápida pausa para o lanche da tarde e um animada ação solidária onde a renda será revertida para a instituição Associação Portal da Vida, a segunda palestra do “Mulheres de Vigor foi apresentada pela consultora em Commodities Agrícolas, Andrea Cordeiro, que destacou a importância pela busca do conhecimento para se tornar uma liderança de sucesso dentro o agronegócio. “Falamos um pouco não só sobre liderança e o despertar para o protagonismo, mas também como o nosso agro brasileiro é tão beneficiado pelas empresas que estão inserida nele e quanto investem na capacitação e acreditamos fortemente que o caminho de valorização do profissional, seja ele homem ou mulher, não tem como não passar pela capacitação, e é isso que as empresas do agro fazem”, finalizou.
Todas as participantes receberam uma lembrança da organização do “Mulheres de Vigor”, que teve em seu encerramento um coquetel para as Mulheres de Vigor da APROSMAT.  
 

​https://youtu.be/BXb6bhqPJak

 

Veja outras notícias