3ª Encontro de Confinadores debate modelo americano de gado em confinamento

Por Pauta Pronta em 28/06/2019

A 3ª edição do Encontro de Confinadores realizado pela Nutripura - Nutrição Animal e Pastagens, recebeu nesta quinta-feira (27/06), em Rondonópolis-MT, seus clientes para discutir modelos eficientes de produção de gado de corte com dois dos maiores nomes mundiais em nutrição animal, os professores Flávio Portela (Esalq-USP) e Galen Erickson (Universidade do Nebraska).

Na palestra de abertura, o professor Flávio Portela falou sobre as etapas de cria, recria e engorda, principalmente nas fases iniciais do processo, com boas práticas que refletem em lucratividade do sistema de produção como um todo. Ele também destacou a importância do encontro na difusão de informação e conhecimento do que há de mais atual em confinamento. “A função principal da pesquisa é gerar informação para ser aplicada no campo, pois não faz sentido fazer pesquisa e esta informação morrer lá dentro, sem chegar em quem realmente importa. A ideia é transformar a pesquisa em resultados relevantes, com maior produção e maior eficiência do processo no campo”, disse.

Em seguida, o professor Galen Erickson explanou sobre o cenário do confinamento nos Estados Unidos, em especial na região central do país. “A situação dos confinamentos está muito difícil, com uma rentabilidade em números atuais entre 8 e 20 dólares por animal. Isso faz com que o processo tenha que ser muito eficiente para alcançar estes números e qualquer erro pode significar prejuízo. Em uma produção de larga escala, como ocorre nos Estados Unidos, isso pode quebrar o produtor em um ano”, destacou.

Sobre o confinamento brasileiro, Galen observa um panorama diferente do americano, com uma margem maior de lucratividade. Na sua opinião, com o uso correto das práticas e o aperfeiçoamento da equipe de campo, os resultados podem ser ainda melhores. “Aqui os produtores têm oportunidades de trabalhar e conseguir alcançar de 40 a 150 dólares de lucro por animal por ano, algo que nós não temos mais. Com a melhoria dos processos, é possível aumentar ainda mais a produtividade e lucratividade do negócio”, comentou.

Para o diretor de pesquisa da Nutripura e organizador do evento, Lainer Leite, o 3º Encontro dos Confinadores cumpriu o seu propósito, fornecendo informações de qualidade para um público grande e seleto. “Para este público de confinadores interessados e participativos, o nosso objetivo é difundir tecnologia e mostrar para os participantes como usar ferramentas para melhorar a eficiência nos processos, alcançando altas produtividades e rentabilidade. E para isso trouxemos dois dos melhores nutricionistas do mundo, um deles é referência mundial no uso de DDG, que é o professor Galen Erickson, e um dos maiores conhecedores de processamento de grãos do Brasil, o professor Flávio Portela, sendo o evento um sucesso absoluto e com um ótimo feedback dos produtores”, finalizou.      

Veja outras notícias