Cuiabá sedia o Workshop Florestar 2018 no próximo dia 21 de setembro

Por Pauta Pronta em 17/09/2018

O evento tem como foco a tecnologia e manejo de florestas plantadas

O cenário comercial do agronegócio viu nos últimos anos crescimento do setor de florestas brasileiro, assim ganhando destaque na pauta de exportações do setor com a segunda colocação na balança comercial. O volume exportado alcançou US$ 5,75 bilhões nesses primeiros cinco meses, em alta de 30,5% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo superado apenas pelas vendas do complexo soja e a frente da exportação de carnes.

 

Segundo o presidente da Arefloresta, Glauber Silveira o setor de florestas plantadas de Mato Grosso terá uma grande demanda nos próximos anos, com o crescimento da lavoura do milho para a produção de etanol. “Para se produzir etanol e DDG transformando esse milho vai se precisar de florestas plantadas, principalmente o eucalipto, então surge uma nova oportunidade, pois nos próximos 10 anos vamos precisar de 500 mil novos hectares plantados de florestas”, destacou.

 

A área total de árvores plantadas no Brasil totalizou 7,84 milhões de hectares em 2016, crescimento de 0,5% em relação ao ano de 2015, devido exclusivamente ao aumento das áreas com eucalipto, segundo relatório anual da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

 

Em Mato Grosso, a área total de eucalipto chega a 187 mil hectares, com expectativa de aumento por conta a necessidade da agroindústria por florestas plantadas, mas segundo o secretário da Arefloresta, Fausto Takizawa, o setor carece evoluir em sua cadeia de produção. “A produção da biomassa no estado requer melhorias na sua tecnologia de produção, logística, capacitação da mão de obra adequada para a cultura do eucalipto, o ajuste entre a demanda e a oferta, além de estudos de viabilidade para a produção desta cultura”, explicou Fausto.

 

A Arefloresta MT em parceria com o Senar MT promove no próximo dia 21 de setembro o Workshop Florestar 2018, um evento técnico visando a transferência de tecnologias, fomento do uso da madeira de eucalipto para serraria, biomassa, arquitetura e construção civil. O workshop contará com uma programação de palestras técnicas e científicas, além da apresentação de experiências de sucesso e insucesso na produção de árvores.

 

Serviço:

Período: 21/09/2018

Horário: 07h30 – 18h30

Local: Auditório do Senar MT - R. Eng. Edgard Prado Arze, Quadra 1, Setor A, s/n - Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT.

Veja outras notícias