Palestra magna promovida pela OAB Rondonópolis reforça importância do II Concurso de Redação da Subseção

Por Pauta Pronta em 22/10/2022
 
 

A 1ª Subseção de Rondonópolis da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), realizou na noite desta quinta-feira (20), nas dependências do Tribunal do Júri do município a palestra magna “Cotas Raciais nas Eleições Atuais”, proferida pelo juiz Fábio Francisco Esteves, que teve como objetivo subsidiar os participantes do II concurso de redação da Subseção que terá como tema nesta edição “Defesa da Igualdade Racial, Que País Nós Queremos”, o evento e o concurso contaram com a organização da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB local.

A presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB Rondonópolis, Ana Carolina de Oliveira Soares, explica que a partir desta edição do concurso a participação dos alunos também foi ampliada para os demais municípios que compõem a 1ª Subseção, como no caso de Guiratinga, Pedra Preta e Itiquira. E desta forma levar para mais jovens o debate sobre o tema de Igualdade Racial. “O nosso objetivo com o concurso de redação é trazer aos alunos a necessidade de refletir a respeito de sua comunidade, da sociedade, também das mudanças que são necessárias em relação ao preconceito, acessibilidade e garantias de direito de uma forma de que nós pensamos qual país nós queremos e qual o futuro da sociedade, e o futuro para nós e para os nossos filhos”, destacou.

Também prestigiou o evento, o presidente da 1ª Subseção da OAB, Bruno de Castro, que agradeceu a disponibilidade do juiz Fábio Francisco Esteves em estar em Rondonópolis e contribuir de forma extraordinária com o projeto do concurso de redação. “É uma grata satisfação poder receber o doutor Fábio Esteves, que é juiz auxiliar do ministro Edson Fachin do STF, e é uma pessoa muito respeitada em todo Brasil sobre esta temática da igualdade racial. Então hoje, mais uma vez, a 1ª Subseção cumpre sua função institucional de promoção da cultura, de promoção do Estado de Direito e da igualdade entre as pessoas. Por isso, nós trouxemos esta palestra magna para abrilhantar o II concurso de redação”, disse.

O palestrante da noite, o juiz Fábio Francisco Esteves, destacou e elogiou a iniciativa da OAB Rondonópolis por levar a luz da discussão e do debate junto aos jovens e a sociedade, um assunto de muita relevância atual. “ Um evento grandioso, primeiro pela ação de uma instituição como a OAB, que sai do aspecto corporativo para discutir um tema social que é importante e chama a comunidade para discutir um problema que ´o racismo e da desigualdade racial, e percebemos que temos aqui os movimentos sociais, a universidade e a sociedade organizada, e isso é algo que demonstra um compromisso efetivo para que nós possamos construir uma democracia substancial que as pessoas tenham condições de ter liberdade, igualdade em todos os sentidos, seja políticos, igualdade de oportunidade de emprego ou de educação, e assim o racismo começa a ser efetivamente enfrentado e as pessoas exercerem de forma igual os direitos”, explicou.

O CONCURSO - O 2º Concurso de Redação de Defesa da Igualdade Racial que tem como tema “Qual país queremos?” e está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Podem se inscrever os estudantes de escolas públicas de Rondonópolis, Guiratinga, Pedra Preta e Itiquira, sendo que os trabalhos a serem submetidos ao Concurso, serão divididos nas seguintes categorias, sendo:

I – Categoria Redação I: alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental;

 

II – Categoria Redação II: alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA

Em todas as categorias, os autores das redações classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão um Certificado de reconhecimento ao mérito e uma medalha de honra. Ainda, o primeiro lugar, de cada categoria, receberá um troféu e um tablet.

 

Link para Inscrição no Concurso de Redação:  https://forms.gle/MpKCGXNpx7wsYMSA9

Edital e Anexos:

 

https://drive.google.com/drive/folders/1z16pBm4n07S8irddLB4pWMFtVzMK1I70?usp=sharing

 

Outras informações:  OAB Subseção de Rondonópolis, rua Barão do Rio Branco, n.º 2.650 - Jardim Santa Marta - (66) 3426-8433.

Veja outras notícias